Os pais sãos os verdadeiros espelhos para os pequenos, eles observam cada atitude dos adultos, cada tomada de decisão, até mesmo a maneira de falar e tratar as pessoas. Isso acontece porque as crianças enxergam os pais como uma fonte de inspiração.
Sendo assim, na hora de escolher o time de futebol, ou uma roupa para usar e até o jeito de falar e tratar uma pessoa, a criançada acaba seguindo os exemplos dos pais e agindo da mesma forma, pois entendem que “se o meu pai ou a minha mãe fez, essa é a forma correta.”
Eles precisam de modelos positivos para construírem suas personalidades e aprenderem a lidar com as diversas situações da vida. Mas, é fundamental ressaltar que os bons exemplos devem começar dentro de casa. Separamos algumas formas de ser uma boa influência para os pequenos, confira:
As crianças aprendem muito mais com as nossas atitudes do que com as nossas palavras. Por isso, é importante que sejamos coerentes entre o que falamos e o que fazemos.
Seja amoroso: as crianças precisam de amor e carinho para crescerem saudáveis emocionalmente. Demonstre afeto e atenção para os seus filhos.
Estabeleça limites: Os filhos precisam de limites para se sentirem seguros e saberem o que podem ou não fazer. Mas, é fundamental que esses limites sejam estabelecidos com diálogo e respeito.
Incentive valores positivos: Ensine os valores como respeito, honestidade, cooperação, gratidão e empatia para seus filhos. Eles precisam aprender a ser pessoas éticas e responsáveis.
Essa etapa de construção do caráter do pequeno, gera um vínculo incrível entre pais e filhos. Foi pensando nisso, que a Klin preparou a linha mamãe e eu, que tem como propósito encorajar essa ligação que as crianças possuem com a mãe, encorajando que os pequenos continuem se inspirando e aprendendo.
Seja a melhor influência que seu filho poderia ter.