Turbinando a alfabetização através das brincadeiras!

Toda criança tem uma natureza curiosa, que desde os primeiros meses de vida sente prazer em descobrir novos movimentos, sons, objetos. Desde seu nascimento, o bebê experimenta, cria possibilidades, observa e interage com tudo ao redor, enfim, ele brinca. Brincar faz parte da natureza infantil, é através do brincar que se constroem princípios humanos básicos relacionados a tamanho, cores, formas, espaços e pesos.

Muito se ouve dizer que aprender a ler e escrever é algo difícil, que exige muito treino, que é cansativo. Na verdade, essa é uma concepção totalmente oposta a realidade do que deve ser o processo de alfabetização. É preciso desconstruir essa imagem e olhar o alfabetizar com a mesma leveza que se costuma olhar o brincar.

O processo de aprendizagem da alfabetização e letramento deve ser prazeroso, fácil e dinâmico. É preciso entender que nossos pequenos devem ser estimulados a brincar com as letras, sons e palavras como brincam com peças de montar! Deve-se permitir que mexam nos livros, em revistas, em textos. Oferecer-lhes letras móveis para brincar, sem a pretensão de escrever, mas pelo prazer de manusear e nomear.

Na escola, eles serão alfabetizados, mas em casa podemos estimulá-los a gostar de ler e escrever por meio de pequenos hábitos, que nós, pais, podemos adotar. Por exemplo, separe algum tempo diariamente para brincar com leitura, letras e escrita. Apesar da criança não dominar o sistema da escrita, sentirá muito prazer em manusear livros de histórias e curiosidade em compreender mais sobre o que está observando, lembre-se de que a curiosidade é o combustível da aprendizagem!

Abra um livro, mostre as figuras e faça com que a criança perceba sua leitura. Vá passando o dedo no texto enquanto lê, convide-o a fazer isso junto com você, assim, ela perceberá que a escrita é feita da esquerda para a direita, que existe um ritmo, que a quantidade de texto se relaciona com a quantidade que se fala.

Convide seu pequeno(a) a contar uma história pra você, fazendo a leitura das imagens de um livro, as crianças são criativas e adoram. Depois vocês poderão ler o livro e se divertir comparando as histórias!

Brinquem com letras móveis, sem a pretensão de escrever, mas com o objetivo de manusear, comparando as formas, nomeando, pensando no nome de coisas que começam com o som de determinada letra. Que tal aprender a letra do nome de cada membro da família ou dos animais do zoológico?

A criança não alfabetizada também escreve, mas ‘do jeito de criança’. Então, encoraje-a a escrever, vá perguntado sobre o som que a criança deseja representar, faça comparações com a escrita da mesma palavra em um livro, nunca para corrigir, mas somente para observar as diferenças e pensar sobre os sons das letras, a quantidade, o tamanho da palavra, se é parecida com alguma outra palavra ou som.

Desta forma, experimentando, descobrindo e brincando que a alfabetização e o letramento ocorrem de forma leve, prazerosa e significativa para toda vida.

previous thumbnail
Anterior
Rumo ao Hexa: é hora de torcer pelo Brasil!
Próximo
Conheça as melhores maneiras de trabalhar a autoconfiança das crianças
next thumbnail