Sustentabilidade em casa: 06 dicas essenciais para você e seus filhos contribuírem com o planeta

Nos dias atuais é essencial incluir a sustentabilidade no cotidiano das crianças. A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento de diversas formas de vida, inclusive da vida humana e por isso, é de suma importância transmitir esse conhecimento a elas.

Mas, como fazer isso? Apesar de não parecer, é muito simples! Com apenas algumas mudanças no dia a dia é possível fazer os pequenos se divertirem e ainda aprender. Veja dicas de o que ensinar abaixo:

1) Economizar água

Verifique se as torneiras funcionam bem e se não há vazamentos; ao lavar as mãos e escovar os dentes feche a torneira e só volte a abri-la quando necessário. Use balde ou regador para molhar as plantas; banhos devem ser rápidos. Isso fará com que a criança economize litros de água de água limpa. Dicas: Conversar com a criança sobre a importância de preservarmos esse recurso tão precioso; Brincar de “banho recorde”, um banho rápido é um desafio a ser cumprido (estabeleça uma média de no máximo 10 minutos de banho); Não varra calçadas e garagens com água, use a vassoura; Quando viajar feche o registro de água, evitando o desperdício.

2) Reduzir o consumo

Evitar comprar em excesso brinquedos, eletrônicos ou roupas, adquirir apenas produtos que são realmente necessários, eliminando a aquisição de bens supérfluos. As crianças não precisam de uma coleção de ursinhos, bonecas, carrinhos, relógios ou roupas, por exemplo. Dicas: Ensinar para as crianças que reduzir é poupar os recursos naturais e financeiros; Doar os calçados que não servem mais; Doar ou trocar brinquedos que não estão sendo mais utilizados; Comprar apenas quando necessário; Repensar antes de descartar ou comprar algum produto.

3) Moderar o uso da eletricidade

Por que deixar uma luz acesa de um cômodo não está sendo utilizado ou deixar a TV ligada se ninguém está assistindo? A geração de energia elétrica causa impactos significantes ao meio ambiente, dependendo da forma como ela é gerada. Assim, uma redução no consumo de energia elétrica é uma redução no impacto ao meio ambiente e também economia para a família. Dicas: Ensinar os pequenos que a luz e os aparelhos eletrônicos não devem ficar ligados quando não estão em uso; Apertar o interruptor quando sair de um ambiente.

4) Alimentação

Ensinar às crianças desde cedo que é melhor colocar no prato pequenas porções de comida e repetir se ainda estiver com fome, assim evitará desperdícios. Consumir menos alimentos industrializados, eles podem conter ingredientes prejudiciais à saúde e também trazem embalagens de difícil decomposição. Essas embalagens costumam ser descartadas de maneira equivocada e com isso acaba indo parar no solo e/ou oceano. Para minimizar esse impacto, basta reutilizar potes e embalagens com criatividade. Dica: Utilize garrafas pet, latas de leite, caixas de papelão e muitas outras embalagens que seriam jogados direto no lixo para fazer brinquedos reciclados divertidos e muito educativos sobre a sustentabilidade para crianças.

5) Separar o lixo corretamente

A reciclagem é algo fácil de ensinar às crianças. O ideal é cuidar dos resíduos produzidos em casa, reciclar os resíduos sempre que possível ou adotar medidas que viabilizem a reciclagem, como: descartar os materiais recicláveis em recipientes específicos e destiná-los à coleta seletiva. Dicas: Realizar uma composteira doméstica, assim vai transformar seu lixo orgânico em composto que pode ser utilizado como adubo por ser rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais e ainda contribuir para um ambiente mais saudável; Separar resíduos: secos (recicláveis), molhados (orgânicos) e rejeitos (papel higiênico, fraldas, papel toalha e guardanapos de papel).

6) A importância de plantar

Dando continuidade no item acima, plantar é uma ótima maneira de ensinar o que as plantas fazem com nosso ar e qual sua importância para a vida no planeta. Dicas: Fazer uma horta em casa, com isso vai economizar e ainda garantir refeições mais saudáveis, livres agrotóxicos e outras substâncias tóxicas para a saúde; Fazer um jardim no quintal também é uma ótima ideia e vai gerar ótimos momentos para brincar com toda a família.

A vida do nosso planeta está toda conectada, um depende do outro, nossas atitudes de hoje são o reflexo do amanhã. Quando ensinamos os filhos a serem sustentáveis, ajudamos a construir um futuro melhor.

Criamos uma cartilha especial com dicas, jogos e brincadeiras para as crianças aprenderem sobre o meio ambiente brincando, faça o download clicando aqui.

Assine nossa newsletter

e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças

[dinamize-form id=”2935″]

previous thumbnail
Anterior
Alimentação sustentável
Próximo
Crianças em casa: Brincadeiras para fazer sem sair de casa
next thumbnail