Socorro, meu filho não come nada!

Você é aquela mãe ou pai que passa um aperto no dia a dia para conseguir montar uma refeição saudável para o seu filho? Se sim, leia este post e veja como podemos mudar isso.

Algumas crianças podem ter uma certa resistência sobre alguns alimentos e isso se deve à vários fatores desde falta na introdução alimentar, falta do hábito dentro da casa, textura ou tamanho do alimento ou pelo modo que lhe é ofertado ou até mesmo um paladar mais limitado.

Vamos começar falando sobre a textura. Algumas crianças e até mesmo adolescentes e adultos podem apresentar algumas resistências em razão da textura de alguns vegetais ou frutas, ou por serem macios, moles, duros demais. Aqui o importante é notar se no seu caso o problema é realmente com a textura, pois quando identificamos conseguimos modular outras opções ou até mesmo outro modo de preparo.

Um exemplo pode ser o caso da berinjela refogada (molinha e desmanchando) que poderá ser preparada em rodelas e passadas no ovo e na farinha de mandioca para empanar e colocadas para assar no forno comum ou na airfryer com azeite. Assim, mudamos a textura da berinjela que ficará empanada e crocante, facilitando sua aceitação.

Se o problema for visual (tamanho ou forma), uma dica é cortar de forma bem pequena e misturar em outras preparações como carne moída com legumes; arrozes temperados, ou ainda podemos pensar em ofertar estes alimentos em forma de purês, sopas batidas ou forma de caldos. Cozinhar legumes com o feijão ou proteínas e amassar ao servir, podem ser boas dicas para iniciar uma introdução.

Caso o problema tenha sido a falta de oferta ou de hábito, a dica é incentivar a criança a experimentar, isso pode ser por meio de instigar a curiosidade delas como levá-las ao supermercado para comprar o alimento ou plantá-los. Incentive-o a cozinhar com você e como recompensa vocês farão um evento desta preparação e um jantar especial.

Também é possível fazer pequenos desafios, como colocar metas de frutas ou vegetais na semana e ganhar “estrelinhas” quando concluídos o desafio. Devemos mostrar que para sermos fortes, inteligentes e ágeis iguais ao personagem favorito dele, devemos consumir estes alimentos

A ideia é mostrar que comer estes alimentos será interessante e atrativo.

Outra dica é adaptar preparações de formas mais saudáveis, por exemplo, seu filho gosta de macarrão com molho de tomate? Então prepare um molho de tomate batido com beterraba e adicione uns pedacinhos de carne. Caso ele goste de torta de frango, acrescente cenoura ralada e vagem bem picadinha. E a massa? Que tal alterar a farinha de trigo pela farinha de aveia? Com relação aos condimentos como o ketchup que tal fazermos uma versão caseira?

Temos várias adaptações legais para fazermos e introduzir o consumo saudável de alimentos.

Um ponto importante é que você evite introduzir à força alimentos. Não obrigue ou gere um estresse neste momento.

É importante que sintamos confortáveis e confiantes para estas novas experiências e, caso hoje não tenha dado certo, não tem problema, amanhã tentaremos novamente.

Mas não desistam mamães e papais, continuem tentando, lembrem-se, vocês são os maiores incentivadores, mostrem o caminho certo e com certeza os pequenos vão segui-los.

Gostaram deste post? Vocês já conseguiram identificar o porquê seu filho não come nada?

Beijos e até o próximo post

Assine nossa newsletter

e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças

[dinamize-form id=”2935″]

previous thumbnail
Anterior
O que fazer durante as férias escolares
Próximo
Importância do incentivo à prática de leitura desde bebê
next thumbnail