Quando é o melhor momento para o seu pequeno abandonar as fraldas?

Na minha rotina de consultório, sempre tem uma pergunta que é frequente: doutor quando posso retirar as fraldas do meu filho? Normalmente, a criança adquire maturidade neurológica para controle dos esfíncteres, ou seja a retirada das fraldas, a partir de um ano e meio. Como tudo no desenvolvimento infantil, essa idade não é fixa!

Algumas crianças podem amadurecer mais tarde por questões relacionadas ao desenvolvimento psicológico dela. Por mais que vocês, pais, vejam sinais de possível ‘vontade de retirar as fraldas’ antes dessa idade, não recomendo que se inicie essa fase, pois isso pode levar a problemas relacionados ao controle esfincteriano em idades mais avançadas.

Na minha opinião, o momento mais propício para a retirada de fraldas é quando a criança adquire o controle noturno, pois isso indica a maturidade neurológica dela. A partir do momento que ela acorda, na maioria das manhãs com a fralda seca, a possibilidade do sucesso da retirada das fraldas é maior.

Identificando o xixi e o cocô

Antes disso, quando a criança começa a falar e a identificar o xixi e o cocô, ainda que não consiga o controle efetivo deles, pode se começar de forma lúdica a ensiná-la onde deve fazer suas necessidades. Uma dica é fazer ela participar da compra do penico. Colocá-lo no banheiro ao lado do vaso sanitário. Mostrar que quando nós, pais, fazemos nossas necessidades fisiológicas usamos o vaso e ela por ser pequena deve fazer uso do penico.

Devemos no início colocar a criança vestida e de fraldas no penico, deixando-a brincar e entender o funcionamento dele. Não recomendo o treinamento inicial no vaso sanitário mesmo com os redutores, pelo tamanho dela e a dificuldade da prensa abdominal para evacuação. A criança ao não conseguir apoiar os pés no chão fica com um sentimento de ‘poder cair no vaso’, que a falta do apoio dos pés ocasiona, e pode não evacuar direito. Saliento ainda que é um momento muito importante no desenvolvimento infantil, acredito não ter estação mais apropriada para fazê-lo, mas sim o sinal dado pela criança com o controle noturno dos esfíncteres.

Na minha opinião deve ser feita por nós, pais, ou cuidadores e não pelos professores da escola. Como tudo na vida da criança, é fundamental a atenção dos pais às necessidades da criança. No momento que perceberem o controle noturno pela frequência de fraldas secas pela manhã, está na hora de passar do lúdico para o treinamento efetivo.

Como todas as atividades relacionadas à maternidade/paternidade com paciência, persistência e, sobretudo, amor e carinho podemos superá-la sem grandes traumas ou dificuldades.

previous thumbnail
Anterior
Nossos desejos para 2023
Próximo
Volta às aulas: Como as famílias podem se preparar para mudança na rotina
next thumbnail