Viajar é um privilégio. É um presente que damos a nós mesmos para relaxar, descobrir novas culturas ou viver experiências inéditas. Ou tudo isso ao mesmo tempo.
Uma viagem bem-sucedida geralmente começa com um bom planejamento. No entanto, quem são mãe e pai sabe: crianças são espontâneas, muitas vezes imprevisíveis. Incluir nossos filhos nessa experiência pode ser desafiante. A dica é conversar com eles e explicar o que será feito. Além disso, também incluir atividades e passeios no roteiro que sejam divertidas para eles.
Entretanto, organização e planejamento são fundamentais para qualquer viagem, mas para as ‘em família’, alguns conselhos extras são necessários. Aí vão eles:
– Não tenha pressa
Quando viajamos com crianças, tudo exige um pouco mais de tempo. Tenha isso em mente na hora de escolher o destino e a programação das suas férias. Roteiros inapropriados ou com atividades em excesso acabam sendo um estresse, tanto para os adultos, quanto para os filhos. Ninguém tira férias para se estressar, correto? Então, escolha uma programação apropriada e seja paciente durante a viagem.
– Dentro do avião, esteja prevenido
Não se esqueça de levar em sua bagagem de mão itens que os seus filhos precisam e utilizam com frequência. Fraldas, brinquedos, lanche favorito, leite em pó, lenço umedecido, tablet, roupas extras. Leve tudo que achar necessário para manter seu filho confortável durante o voo. Dessa forma, as chances de ele se manter tranquilo são maiores.
– Saiba e utilize seus direitos nos voos
Muitos pais não sabem dos direitos que possuem ao viajar de avião com seus filhos, e por isso, acabam não os utilizando. Ao voar com uma criança de colo (de até 2 anos), você tem direito a despachar um carrinho de bebê e uma cadeirinha de carro (ou um moisés) sem custo algum. Em voos internacionais com refeição, as companhias disponibilizam refeições apropriadas para crianças. Para solicitá-la, basta pedir para que o seu agente de turismo avise, previamente, a companhia aérea.
– Prepare uma mala completa e versátil
Em um destino de praia e sol ao dia, à noite pode ficar frio. Ou um lugar historicamente frio, pode surpreender com um dia quente de céu aberto. Para que o seu filho não passe por desconforto, você precisa ter opções versáteis. Por isso, independente do destino ou estação, lembre-se de levar roupas para ambos os climas. Nas devidas proporções, é claro.
– Não se esqueça dos medicamentos
Além das roupas, lembre-se de preparar uma nécessaire com medicamentos básicos que o seu filho costuma utilizar. Eles podem te auxiliar em diversos momentos e não tê-los em mãos pode arruinar um dia de viagem.