Pegada Hídrica – Ensinando a importância da água

Você já parou para pensar o que pode mudar em casa para que a sua família consiga economizar água? Você pode sentar com seus filhos e, juntos, elaborarem uma lista com itens que podem servir como metas e ao final de cada semana, a família pode retomar a lista para avaliar o que foi ou não cumprido.

E quando se fala de economia de água, existe algo nos dias atuais que faz parte da educação infantil e é super importante os pais estarem a par, é a Pegada Hídrica.

Antes de definir Pegada hídrica é de suma importância falarmos sobre a água. A água é primordial para todas as formas de vida existentes, inclusive ao ser humano, por estar presente em quase todas suas atividades, além de ser um elemento imprescindível que mantém o equilíbrio do meio ambiente. Por isso, a conservação e o bom uso da água são fundamentais para o planeta. É de extrema importância criar estratégias para ensinar nossos filhos em reduzir esse valioso recurso.

Você já ouviu falar em Pegada Hídrica?

A pegada hídrica é um indicador do uso da água que considera não apenas o seu uso direto por um consumidor ou produtor, mas, também, seu uso indireto, ou seja, a partir dessa ferramenta conseguimos saber a quantidade de água que estamos utilizando ao longo de nossas vidas.

O consumo da água do planeta é feito diariamente para várias funções, como produção de roupas, alimentos, objetos, entre outros. A partir da pegada hídrica é possível calcular o volume de água utilizado para produzir um produto ao longo de toda cadeia produtiva.
E fazer com que as crianças entendam isso desde pequenas, irá torná-las cada vez mais conscientes e responsáveis por esse recurso tão importante.

Podemos classificar a pegada hídrica em três tipos principais:

Fonte: https://www.ebc.com.br/especiais-agua/agua-invisivel
  • Azul de um produto refere-se ao consumo de água azul (superficial e subterrânea) ao longo de sua cadeia produtiva. ‘Consumo’ refere-se à perda de água (superficial ou subterrânea) disponível em uma bacia hidrográfica. A perda ocorre quando a água evapora, retorna a outra bacia ou ao mar ou é incorporada em um produto.
  • Verde refere-se ao consumo de água verde (água de chuva, desde que não escoe).
  • Cinza refere-se à poluição e é definida como o volume de água doce necessário para assimilar a carga de poluentes, a partir de concentrações naturais e de padrões de qualidade da água existentes.

Com isso a pegada hídrica pode ser utilizada como uma ferramenta para um melhor entendimento do que é o consumo consciente de água.

O que ensinar de Pegada Hídrica para seus filhos?

Para ensinar a pegada hídrica para crianças é preciso ter em mente a diversidade de coisas e conhecimentos que podem ser transmitidos a elas. Veja algumas dicas abaixo:

1) Água

Enfatize a importância da água e a necessidade de preservá-la. Reforce o quanto esse recurso é indispensável para a vida no planeta.
Dicas: ensinar o ciclo da água através de desenhos ou vídeos; mostrar a distribuição da água no planeta através de gráficos e ilustrações.

2) Água invisível

O uso de água não se restringe apenas nas cozinhas, banheiros e jardins. Diariamente consumimos uma enorme quantidade de água na compra de diversos produtos, desde roupas que vestimos, alimentos que comemos, folhas de papel que utilizamos, entre outros. Mostrar para as crianças que afetamos indiretamente os recursos hídricos no planeta.
Dicas: mostrar a quantidade de água que é utilizada na produção de cada produto que as crianças gostam (exemplos: em média, uma maçã (150 g) – 125 litros de água; uma pizza margherita (725 g) – 1.260 litros de água; calça jeans – 10.000 litros de água; uma barra de chocolate – 1,7 mil litros de água; um hambúrguer – 2,4 mil litros de água, entre outros).

3) Classificação da pegada hídrica

Explicar os três principais tipos de pegadas hídricas: azul, verde e cinza.
Dicas: utilizar textos, vídeos e jogos.

4) Medir as pegadas hídricas

Medir as pegadas hídricas dos seus filhos, com isso é possível visualizarem a quantidade de água diária em que consomem, desde a água utilizada para cultivar alimentos que ele come, para produzir as roupas que gostam, para produzir a energia que usam etc.
Dica: realizar o cálculo da Pegada Hídrica clicando aqui.

Com isso será possível as crianças entenderem que os produtos que consomem também afeta a pegada hídrica e será um passo importante para ser bom cidadão global da água.

Criamos uma cartilha especial com dicas, jogos e brincadeiras para as crianças aprenderem sobre o meio ambiente brincando, faça o download clicando aqui.

Assine nossa newsletter

e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças

[dinamize-form id=”2935″]

previous thumbnail
Anterior
O que é sustentabilidade e como ensinar ela para os filhos?
Próximo
Alimentação sustentável
next thumbnail