O que fazer durante as férias escolares

Nós adultos, trabalhamos, cuidamos da casa, dos filhos, temos inúmeras responsabilidades e as férias é aquele período que nos desligamos de tudo e curtimos o merecido descanso, não é mesmo?! Embora as crianças não tenham uma rotina de trabalho, a rotina escolar por si só, pode ser exaustiva, acordar cedo, horas sentadas lendo e estudando também podem deixar as crianças cansativas e entediadas.

As crianças também precisam de descanso físico e mental, as férias escolares são de suma importância para que elas voltem às aulas mais felizes, dispostas, revigoradas e com a mente mais aberta ao aprendizado. Um estudo feito pela Academia Norte-Americana de Pediatria (AAP) acompanhou atividades nas escolas americanas por cinco anos e avaliou que as férias e os intervalos entre as aulas são fundamentais para o descanso e o aprendizado. Segundo os pesquisadores, os intervalos auxiliam as crianças na melhoraria da concentração para a aula seguinte e as férias são fundamentais para que consigam fixar os ensinamentos transmitidos durante o semestre. A questão é que algumas famílias se sentem perdidas e sem saber o que fazer com tanto tempo livre das crianças, ou não tem onde deixar os filhos, já que muitas vezes às férias dos adultos não combinam com o período de descanso da escola. Por isso é bom se planejar com antecedência para que ambos aproveitem esse tempo com qualidade, estreitando os laços com os filhos.

Durante esse período de descanso é muito importante que as crianças façam coisas diferentes, passeiem e conheçam lugares novos, de preferência ao ar livre ou que tenha contato com a natureza, pode ser um passeio na praça ou em algum parque, um piquenique ou visitar os avós ou algum outro parente que não seja visto com tanta frequência, brincar com amigos, assistir seus filmes ou desenhos preferidos, é interessante que as crianças também realizem leituras prazerosas, e gastem energia de forma saudável e positiva, desenvolvendo-se social e cognitivamente.

Assine nossa newsletter

e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças

[dinamize-form id=”2935″]

previous thumbnail
Anterior
Detox pós festas
Próximo
Socorro, meu filho não come nada!
next thumbnail