Todos os dias fazemos escolhas que, de alguma forma, causam impactos ao meio ambiente. Os alimentos e os produtos que consumimos, a quantidade de água e de energia elétrica que utilizamos, entre outras ações, podem gerar impactos negativos e irreversíveis ao planeta Terra. Por isso, é muito importante que saibamos o que é possível fazer para reduzir e evitar problemas ambientais que podem prejudicar tanto a nossa geração como as gerações futuras. Mudar o nosso estilo de vida e ensinar as crianças a viver de forma sustentável são os primeiros passos que podemos dar para a mudança acontecer.
Mas, por falar nisso papais e mamães, vocês sabem o que é sustentabilidade?
A palavra sustentabilidade significa a capacidade de a sociedade atender as necessidades do presente, sem comprometer a satisfação das necessidades básicas das gerações futuras. Isso é, trata-se de um desenvolvimento que não esgota os recursos naturais tão necessários à sobrevivência das nossas crianças no futuro.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é necessário estar atento a 6 práticas que levam ao comprometimento do planeta e colocam em risco o direito humano à saúde. Veja só:
1. Destruição de áreas naturais;
2. Poluição do ar, que diminui a expectativa de vida humana;
3. Perda da biodiversidade e alimentação;
4. Biodiversidade e eficácia dos medicamentos;
5. A ameaça da poluição;
6. Os riscos das mudanças climáticas.
Uma maneira de influenciar as crianças a crescer com hábitos sustentáveis é colocar, desde cedo, essa ideia na prática.
Existem várias maneiras de inserir hábitos sustentáveis em nossa rotina. Além de explicar, por exemplo, a forma correta de descarte do lixo e o impacto negativo que o desperdício de água e de energia elétrica podem gerar ao lugar onde vivemos, você pode criar atitudes comprometidas com o bem-estar do ambiente de forma lúdica e divertida.
Veja algumas dicas para ensinar sustentabilidade:
• Adesivos ou bilhetes: A utilização de adesivos ou bilhetes é uma ótima ideia para fazer com que a criança aprenda a consumir de maneira consciente. Exemplos: utilizar adesivos que brilham no escuro nos interruptores; colocar bilhetes perto de torneiras para lembrá-los de desligar a torneira quando não estiverem utilizando.
• Jogos ou brincadeiras: Para tornar a aprendizagem mais motivadora e divertida a utilização de jogos e brincadeiras será excelente. Exemplos: colocar as crianças no comando da separação de materiais recicláveis, cada item descartado no lugar certo vale “N” pontos, quando atingir a quantidade de pontos estipulada, a criança ganha uma recompensa; jogos on-line ecológicos, como: Casa Eficiente, Cidade Verde, Coleta seletiva, Earth Hour Game, SOS Mata Atlântica, Stop Disasters, Quiz sobre sustentabilidade, Game Change Rio, Hora do Planeta, entre outros (disponíveis no Play Store ou Apple Store).
E você o que faz para ensinar sustentabilidade para seus filhos? São com pequenas atitudes que vamos realizar grandes mudanças no planeta.
Criamos uma cartilha especial com dicas, jogos e brincadeiras para as crianças aprenderem sobre o meio ambiente brincando, faça o download clicando aqui.
Assine nossa newsletter
e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças
[dinamize-form id=”2935″]