Quem é pai e mãe, sabe que a chegada de um bebê representa um marco na vida do casal. Toda criança é uma caixinha de surpresas, por mais que os pais tenham uma série de expectativas para essa nova vida que vem ao mundo, sabemos que quase nada sai como o esperado, afinal, as crianças têm suas próprias personalidades, características e gostos pessoais! Mas e quando esse pequeno tem uma deficiência?
O termo Parentalidade Atípica diz respeito aos pais cujos filhos têm um desenvolvimento que foge do esperado, do típico, daquilo que é o padrão considerado normal, como em casos de deficiências físicas ou mentais.
E durante o mês dos Pais, trouxemos um convidado incrível ao PodKlin: o Lucas, papai da Laurinha, uma pequena que possui trissomia do cromossomo 9, condição genética rara que atinge 1 criança em 100 milhões!
Além de uma conversa super interessante sobre a paternidade em geral, o Lucas também explicou pra gente o termo atípico, que é a forma correta de se referir às pessoas que possuem alguma condição neurológica e/ou física, erroneamente chamadas no passado de “especiais”. Lucas nos explicou como utilizar esse termo acaba se tornando um ato de capacitismo, e causa a impressão de que uma pessoa com deficiência não é capaz de viver normalmente em sociedade.
Sendo assim, se você conhece um pequeno qualquer deficiência física, ou então com síndrome de down, TDAH, autismo, entre outros, saiba que ele é um pequeno Atípico. Não dá pra errar mais, certo?
O episódio, que você confere aqui, tem várias outras lições importantíssimas para você, que quer entender melhor o assunto e tornar-se um aliado de todas as crianças, jovens e adultos atípicos!
Conta pra gente, você já conhecia esse termo? Esperamos que o post de hoje tenha sido útil pra você!
Se quiser saber mais sobre a Laurinha e sua família, não esqueça de seguir @familiapituuu no Instagram! E continue ligado aqui no nosso Blog para não perder nenhuma outra postagem.