Junho chegou e, com ele, as nossas deliciosas festas juninas! Se para nós, pais, essas comemorações já são maravilhosas, para as crianças, então… É pura expectativa! Além das vestimentas típicas, das brincadeiras divertidas, das músicas animadas, as comidas também são grandes destaques das festividades. Apesar de a festa junina trazer essa cultura mais caseira, de aproveitar os preparos e relembrar os quitutes de vó, já temos muitas opções industrializadas, excesso de doces, entre outros.
De que forma podemos cuidar dos nossos pequenos nesses momentos, pensando em não cometer exageros e aproveitar de forma mais saudável? Conversamos com a nutricionista Luiza Pioner, que nos deu diversas dicas e ainda deixou uma receitinha maravilhosa. Vem acompanha essa conversa com a gente!
Lu, em meio a tantos quitutes típicos que adoramos saborear, quais são os mais saudáveis para nossos pequenos?
Realmente, as festas juninas são uma delícia para todas as idades, mas, quando estamos falando de crianças, precisamos tomar alguns cuidados. De acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde, as crianças menores de dois anos não devem ingerir nenhum alimento que contenha adição de açúcar. Por isso, esse é um detalhe importante de ser avaliado. Mesmo sem açúcar, conseguimos aproveitar (e muito) as festas juninas.
Algumas opções típicas que eu adoro e recomendo são:
– Pipoca
Além de ser deliciosa, é fonte de carboidrato boa para dar muita energia à criançada. Também é fonte de fibra, ou seja, melhora o funcionamento intestinal e gera bastaaante saciedade, é uma ótima opção!
– Arroz doce
Além da base do prato ser um alimento in natura cheio de fibras e nutrientes, podemos utilizar frutas secas para adocicar ou, até mesmo, uma banana bem madurinha junto no cozimento, e, claro, finalizamos com a canela para ficar com um sabor beeem típico.
– Paçoca de amendoim sem açúcar
É uma delícia e super típico dessa festa! O amendoim é rico em boas fontes de gordura, aumenta o “colesterol bom” (HDL) e é um snack que todas as crianças amam! Só precisamos nos atentar para que o consumo não seja exacerbado, já que esse alimento pode ser bem calórico em uma porção pequena.
Existe uma medida certa para o consumo?
A quantidade exata para cada criança é variável! O detalhe mais importante é atentar para que nenhuma comida seja ingerida em excesso, até que doa a barriga. A festa junina tem muuuuita coisa gostosa para comer, mas as brincadeiras e a diversão também são importantes. Então, comer as opções de lanches de maneira equilibrada, sem substituir as refeições principais, sempre o mais in natura possível, é uma dica bem bacana!
Em quais alimentos devemos prestar mais atenção, Lu?
Fiquem atentos aos alimentos de pacote! Biscoitinhos, pipocas de pacote, doces de pacote, todos esses alimentos possuem bastante conservantes e açúcares, por isso, quanto mais evitar melhor. E, claro, sabemos que mesmo que a preparação seja caseira, ainda assim pode conter bastante açúcar no preparo. Caso não seja possível evitar, prefira os alimentos preparados em casa ao invés dos comprados prontos.
Queremos aquela dica de receitinha saudável para preparar em casa! Hummm…
Claro! Minha dica é uma receitinha de bolo de milho sem açúcar
Ingredientes:
03 ovos
01 lata de milho verde
01 lata de leite desnatado (use a lata de milho como medida)
03 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
100g de coco ralado
03 colheres (sopa) de óleo
03 tâmaras grandes para adoçar (ou uvas passas)
01 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador (deixe o fermento e o coco para o final). Após, leve para assar por 40 minutos. Para saber se está pronto, espete um palito e, se sair limpo, pode retirar.
Aproveite essa delícia!
A nutri Luiza ainda deixou um recadinho importante para os pequenos!
Festa junina é momento de pular a fogueira, brincar de correr e muitas outras coisas. Então, minha dica é: APROVEITE PARA MUITO ALÉM DA COMIDA! Com certeza os lanches são uma delícia, mas se compartilhar com os amigos fica ainda melhor. Gaste bastaaaante energia correndo e brincado e depois faça o seu lanche com prazer e equilíbrio.