Exercícios para ajudar a fortalecer o bebê e a criança

Tornou-se muito comum, atualmente, encontrar casos de uso de telas pelos pais para estimular e entreter recém-nascidos. Mas, afinal, isso poderia interferir mesmo no desenvolvimento físico do bebê? É possível fortalecer uma criança menor de 2 anos com outras atividades?

Afirmo que sim, é possível aplicar exercícios que fortalecerão o seu bebê, auxiliando e trazendo ganhos no seu desenvolvimento motor, e o uso excessivo de telas acaba interferindo diretamente na prática de brincadeiras lúdicas e bons hábitos de atividades que acentuam o fortalecimento muscular das crianças. 

Dividimos o fortalecimento em etapas, de acordo com os meses do lactente. O marco dessas fases acontece a cada dois meses até chegar no primeiro ano e depois acima de 12 meses, assim os exercícios aplicados pelos pais podem ser enquadrados durante a rotina do bebê, conforme cada momento e supervisionados.

Antes de partir para os exercícios, preciso que você entenda como acontece o processo de ganho de força junto ao desenvolvimento motor. A força muscular é como uma tensão, gerada por um músculo específico ou grupo muscular, contra uma resistência. E para gerar essa força é preciso que ocorra uma contração muscular desencadeada por um estímulo nervoso, que deve estar relacionada à idade e aos estímulos inseridos na rotina da criança. Quando ocorre essa estimulação nervosa, o bebê precisa coordenar o movimento para realizá-lo de maneira ampla e precisa. E adquirir essa capacidade é essencial para realizar outras atividades do cotidiano, como aquisição do andar ou manutenção da postura.

Vamos para a prática? Caso o seu bebê tenha menos de 04 meses, você vai incluir exercícios durante o dia:

  • Deixe-o pronado (de barriga para baixo) de 10 à 15 minutos. Essa posição exigirá dos músculos extensores do pescoço para manter a cabeça elevada, deixando as vias aéreas livres e prevenindo sufocamento.
  • Com o bebê de barriga para cima, pegue um brinquedo que faça barulho e chame bastante a atenção visual e deixe o brinquedo em sua linha média. Com esse estímulo vamos fazer o fortalecimento de tronco e membro superior (braços). O movimento pode ser alternado para os lados, para gerar o movimento de rotação do tronco, o que vai ser importante para o seu bebê ficar sentado sem apoio. 
  • Coloque o lactente em uma superfície firme, como um tapete ou tatame de EVA, além de brinquedos de vários tamanhos e espessura. Com esse estímulo vamos proporcionar ao bebê um aumento na sua amplitude de movimento e fortalecimento da sua cadeia anterior. 

Para bebês com mais idade, vamos inserir atividades mais lúdicas e com objetos maiores:

  • Deixe o seu bebê sentado (nessa posição já estamos trabalhando a musculatura paravertebral), pegue uma bola e deixe o bebê projetá-la para frente. Além de trabalharmos a mobilidade de ombro, vamos fazer o fortalecimento do músculo bíceps. 
  • Vamos brincar de “Serra, serra”, uma brincadeira antiga, em que aproxima-se a criança dos pais. A diferença é que quando a criança voltar à posição sentada, deve fazer força nos bracinhos para desencadear a contração da musculatura abdominal, que vai propagar o ganho de força. 
  • Com a brincadeira de “Vivo e morto” vamos trabalhar todo membro inferior e fortalecer a musculatura do quadríceps femoral. Se o seu filho ainda não fica em pé sozinho, você pode deixá-lo em pé no seu colo e dar o estímulo para ele sentar e levantar, com algumas repetições. 

Nessa fase seu filho também apresentará os sinais para engatinhar e para ajudar nesse processo, deixe algum objeto na frente para ele buscar. Quando ele fizer o início do movimento, ajude-o a executar a alternância entre as perninhas e os bracinhos, atividade chamada de ativo assistido, em que a criança começa a atividade e os pais continuam. 

Para os maiores de um ano, vamos montar um circuito: pegue um estepe ou banquinho e coloque obstáculos para a criança desviar, fazendo com que ela suba, desça e passe pelos objetos. Assim, trabalhamos o equilíbrio e fortalecimento de toda cadeia posterior e anterior do membro inferior.

Pronto. Com essas atividades você vai perceber como seu filho vai desenvolver os movimentos com mais exatidão, sem nenhum atraso ou dificuldade. Percebeu como é fácil proporcionar o fortalecimento para os nossos pequenos, sem precisar recorrer ao uso de telas?

Algo importante! Quando seu filho começar a andar, escolha um sapato que preserve o conforto e a anatomia correta do pezinho. Recomendo para todos os meus pacientes os calçados da Klin, que fornecem segurança e conforto ao caminhar.

Assine nossa newsletter

e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças

[dinamize-form id=”2935″]

previous thumbnail
Anterior
Como educar os filhos desde bebês?
Próximo
O que é sustentabilidade e como ensinar ela para os filhos?
next thumbnail