Criança deve praticar esporte?

Sim, é importante que a criança pratique esporte. Porém, não devemos estimular o lado competitivo dela, mas o de conhecimento das modalidades esportivas e de recreação. Temos que ter o cuidado para que nossos pequenos não se sintam pressionados, pois terão dificuldade de compreender possíveis desempenhos ‘abaixo do esperado’ por treinadores e pais. Nós devemos ser os primeiros a dar o exemplo, seguindo uma vida que inclua atividade esportiva.

Podemos fazer isso levando nossos filhos junto nas nossas atividades, para que eles se inspirem. Além disso, podemos estimulá-los também procurando locais adequados, com boa estrutura e acompanhamento com educadores físicos, que tenham por objetivo estimular às crianças a se movimentarem e se divertirem.

A prática de esportes deve ser motivo de prazer e alegria. Tanto nós, pais, como os professores, devemos sempre estimular o lado lúdico dos pequenos. Fazer com que nossas crianças pratiquem esporte contribui com o desenvolvimento motor e das habilidades, melhora a concentração, o equilíbrio e a força delas.

Elas ainda aprendem a seguir regras, respeitar as pessoas, esperar a sua vez, trabalhar em equipe, coisas comuns aos esportes, desenvolvem senso de responsabilidade e disciplina.

O lado emocional delas também é muito beneficiado, pois a convivência com outros da mesma faixa etária, estimula o convívio social, amplia o leque de amigos e ajuda muito as crianças que são tímidas e retraídas.

Se formos inscrevê-las em alguma aula esportiva, precisamos acompanhá-la e mostrar que não será na primeira aula ou no primeiro mês que ela saberá tudo sobre aquilo que ela está fazendo. Mas, também, devemos ensiná-la a não desistir na primeira dificuldade que tiver.

Devemos nos atentar também de não ‘projetar’ em nossos filhos nossas próprias expectativas. Sabe aquele sonho que você tinha de ser um craque de futebol? Pois é, a criança pode não ter nem interesse nem habilidade nesse esporte que você tanto adora. Insistir nisso pode causar rejeição e frustração nos nossos pequenos. Precisamos cuidar para não fazermos isso em outras atividades também. Temos que perguntar e ouvir o que nossos filhos gostam e querem fazer.

Somos pais e temos que ter orientá-los a realizar alguma prática desportiva regular, tanto na infância como na adolescência. Pois, em geral, as crianças passam muito tempo livre usando eletrônicos, isso prejudica muito o seu desenvolvimento físico. Não devemos proibir os games, mas usá-los com moderação, sem que prejudiquem as demais atividades, ao ar livre e praticando esportes.

A regularidade da prática desportiva em geral auxilia para a manutenção do peso ideal dos nossos filhos. A obesidade infantil é uma doença muito dominante e está relacionada diretamente à falta de atividade física regular associada a uma dieta desequilibrada. E precisamos observar o peso deles para ajudá-las a crescerem bem e saudável. Algumas modalidades, como natação e dança, podem inclusive ajudar a melhorar problemas de saúde como asma e problemas posturais.

Além disso, usar calçados adequados e seguros para eles praticarem o esporte ou recreação também é uma preocupação que temos. A Klin prioriza esse caminhar mais saudável dos pequenos em suas coleções, com o uso de tecnologia e inovação, como os modelos com cabedal respirável, palmilha supermacia e solado resistente. O importante é que o tênis seja leve e fácil de calçar, garantindo proteção e segurança aos pés dos nossos pequenos, para que eles possam correr à vontade. Normalmente, os produzidos com sola em EVA proporcionam alta absorção de impactos, com um conforto ímpar.

previous thumbnail
Anterior
Moda Infantil: Dicas de moda, propostas com o Color Me Happy
Próximo
Pet faz bem para crianças?
next thumbnail