Muitas vezes os pais sentem dificuldades em relação à alfabetização dos filhos, é um período de novidades e as famílias ficam inseguras sem saber se ajudam, se deixam tudo para a escola, alguns relatam que não lembram mais nada da época em que estudavam, ou que não tem paciência ou conhecimento necessário para auxiliar os filhos, pois a alfabetização é um momento único e complexo, a criança estará aprendendo mais do que ler e escrever, e sim a se conectar com um mundo novo, de textos, números, sendo um grande e importante passo.
Alfabetizar é uma tarefa da escola, mas a família pode contribuir e muito neste processo, apoiar e acolher a criança nesta fase é o primeiro passo, como tudo é muito novo, os pequenos se sentem inseguros, mas se os pais incentivarem e estimularem, as crianças se sentirão mais capazes de enfrentar este desafio.
A leitura é uma ferramenta mágica e faz parte da linguagem, pais leitores geram mais interesse pela leitura nos filhos, por isso leiam para as crianças, deixem que eles também contem histórias, mesmo sem saber ler ainda, e ouça eles lerem, perguntem o que entenderam e se tem alguma dúvida, peça pra recontarem a história e interpretá-la, pois ler não é apenas juntar palavras, a criança deve compreender o que foi lido e deve fazer sentido para ela. Coloque-os em contato constante com todos os tipos de textos: jornal, revistas, panfletos, peça para criança te ajudar numa lista de compras ou em uma receita, deixe bilhetes para eles ou escrevam juntos uma carta para alguém querido, por exemplo, faça da leitura e da escrita um hábito em casa, como algo normal que as crianças fazem sempre e não só na escola, são coisas simples do cotidiano mas que ajudam a fixar os conteúdos aprendidos na sala de aula.
O diálogo é um instrumento incrível na alfabetização, tanto que em muitas escolas ele faz parte da rotina diária, como por exemplo, as rodas de conversas. Conversem com as crianças sobre tudo, peça a opinião deles e ouçam o que elas tem para falar e deixem que se expressem, perguntem como foi o dia, a aula, como eles estão se sentindo, criem o hábito de dialogar e ouvir o outro, faça perguntas, questione, coloquem “pulguinhas” atrás da orelha deles, deixem que argumentem, crianças amam ser desafiadas e o falar é uma forma de externalizar tudo que a criança está pensando e assim, ela organiza seus pensamentos à fim de expor suas ideias e sentimentos.
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