Ensinar as crianças a praticar a reciclagem desde cedo pode ser uma das chaves para um futuro melhor. Então, que tal começar agora mesmo a incentivá-las a ter ações mais sustentáveis no dia a dia?
Em primeiro lugar, é importante abordar alguns conceitos antes de partir para a prática. Os termos reciclagem, resíduo, lixo, coleta seletiva e descarte seletivo aparecem com frequência em diferentes meios de comunicação, como em programas de TV, rádios, matérias de jornal, mídia digital, propagandas, filmes e animações infantis. Mas, você sabe o significado de cada uma dessas palavras? Seria capaz, por exemplo, de diferenciar lixo e resíduo?
É chamado de resíduo tudo aquilo que resta de uma atividade concluída; por exemplo, revistas e jornais que já tenham sido lidos, garrafas de vidro, caixas de leite e outras embalagens cujos conteúdos já tenham sido consumidos, além de restos de verduras, frutas etc. Esses resíduos podem ter origem orgânica (quando tem origem animal ou vegetal) ou inorgânica (quando não tem origem biológica). Há resíduos sólidos, no entanto, que não podem ser reutilizados ou reaproveitados e são considerados rejeito ou lixo, tais como papel higiênico e guardanapos de papel usados, pilhas, etiquetas e fitas adesivas, espelhos, espuma, acrílicos, entre outros. Isso significa que, embora todo lixo seja um resíduo, nem todo resíduo é lixo. Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a reciclagem é o processo no qual resíduos sólidos que seriam descartados passam por alterações físicas, físico-químicas ou biológicas a fim de que eles se tornem novamente matéria-prima ou um novo produto.
O descarte seletivo, por sua vez, é um método que consiste em melhorar o reaproveitamento e a reciclagem dos resíduos sólidos. Para isso, devemos separar previamente os resíduos que geramos de acordo com a composição de cada um deles – plástico, papel, isopor, vidro ou metal – e depositá-los separadamente em lixeiras seletivas ou combinar a retirada desses materiais com profissionais que trabalhem com a coleta seletiva. Essa iniciativa contribui para a redução da sobrecarga dos depósitos de resíduos, como lixões ou aterros sanitários e também combate à poluição de rios e mares e pode até gerar renda para inúmeros trabalhadores que atuam em cooperativas de reciclagem. Praticar o descarte seletivo é um dos pilares do consumo sustentável.
As crianças interagem com o meio onde vivem utilizando a criatividade e a imaginação. Por essa razão, é importante criar atividades lúdicas e interessantes para promover a reutilização e a reciclagem. Uma estratégia para ampliar o potencial criativo das crianças é criar brinquedos a partir de materiais que seriam descartados. Garrafas plásticas podem transformar-se em pinos para um jogo de boliche muito divertido e caixas de papelão vazias podem originar personagens fantásticos! Estimular o uso da criatividade aliada às técnicas de reaproveitamento para a construção de brinquedos contribui com a formação das crianças e adolescentes enquanto cidadãos.
Solte a imaginação para ensinar o conceito de sustentabilidade e despertar novos interesses nas crianças! Aproveite a leitura e saiba como você pode entrar nessa brincadeira sustentável: Reciclar é a arte de reutilizar e criar!
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Como estimular as crianças a criar brinquedos a partir de materiais recicláveis. CHILDHOOD ORG. 13 nov. 2015. Disponível em: <https://www.childhood.org.br/como-estimular-as-criancas-a-criar-brinquedos-a-partir-de-materiais-reciclaveis>. Acesso em: 15 jan. 2022.
CONAMA Nº 275/2001: como usar o código de cores para os resíduos?. Blog VGR. 14 jul. 2021. Disponível em: <https://www.vgresiduos.com.br/blog/conama-275-2001/>. Acesso em: 15 jan. 2022.
LEGNAIOLI, Stella. O que é coleta seletiva e qual a sua importância?. ECycle. Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/coleta-seletiva/>. Acesso em: 15 jan. 2022.
Reciclagem na educação infantil: aprenda como inserir o assunto desde cedo. Saneamento em pauta, por BRK Ambiental. Disponível:<https://blog.brkambiental.com.br/reciclagem-na-educacao-infantil/>Acesso em: 15 jan. 2022.
Reciclagem: o que é e qual a importância?. ECycle Disponível em: <https://www.ecycle.com.br/reciclagem/>. Acesso em: 15 jan. 2022.
Assine nossa newsletter
e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças
[dinamize-form id=”2935″]