Que o exercício físico trás benefícios para nossa saúde, corpo e mente, nós já sabemos, mas como explicar isso para uma criança? Fazer com que ela comece a se exercitar? Você (pai, mãe, tios, tias) se lembra de como aconteceu o incentivo na sua época?
Na verdade, no início não será uma explicação com palavras e sim com atitudes, podemos reparar que elas tendem a copiar as pessoas mais próximas, como na forma de andar, no jeito de falar e em muitas outras coisas, esses são os maiores incentivos que elas têm, juntamente com a positividade através de palmas, palavras e gestos, parabenizando de suas ações e conquistas.
Interagir com as criança é uma das formas de incentivar, além das brincadeiras convencionais de pega-pega, esconde-esconde, brincadeiras com bexigas, entrar na brincadeira de “casinha”, carrinho, podemos também propor alguns exercícios, através do lúdico, com brincadeiras e desafios, que se tornará mais atrativo e legal. Vou apresentar para vocês duas formas de se exercitar brincando:
Material: Sapatos, sacola grande.
Espaço: Área verde, em casa, na quadra.
Idade: Livre
Como brincar: para essa brincadeira vamos precisar apenas dos sapatos que as crianças estarão usando, serão colocados todos em uma sacola e misturados, os participantes ficarão de costas para a sacola, todos os sapatos serão colocados a uma distância que, ao comando da pessoa responsável, possam correr até eles, procurar, calçar o sapato correto e retornar ao seu lugar, se quiser dificultar um pouco, dependendo da idade, pode pedir para que as crianças antes de buscar o sapato rodem 5x no lugar (vale ajudar quem estiver com dificuldade de amarrar os sapatos).
Material: Sapatos/chinelos/brinquedos
Espaço: Área verde, em casa, na quadra.
Idade: Livre
Como brincar: você pode utilizar qualquer um desses materiais ou todos eles, pegue de 5 a 10 objetos, coloque em fileira com um espaço entre eles que dê para passar, em seguida, o responsável irá mostrar de que forma será passado entre os objetos, indo e voltando de frente passando por cima dos objetos, depois lado, acelerando o movimento, pulando com um pé só, vai com pé e volta com o outro, pulando com os dois pés, fazendo zig zag, vai de frente e volta de costas, abaixado, na ponta dos pés, vai criando os jeitos conforme a criança vai se soltando e apresentando facilidade nos movimento, pode trocar e pedir para que ela invente uma maneira para que você a imite.
Com o tempo os benefícios de se exercitar e levar uma vida saudável vão sendo apresentados de forma natural, virando um hábito e dependendo das necessidades de cada um, porém, temos as fases desse desenvolvimento na vida da criança, com o passar dos anos eles formarão sua própria personalidade e farão suas escolhas.
Agora é com você, aproveite as brincadeiras e use a imaginação, o importante é aprender se divertindo.
Assine nossa newsletter
e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças
[dinamize-form id=”2935″]