Como estimular a leitura desde o início da primeira infância

Não conheço outro jeito de estimular à leitura a não ser lendo bons livros. Os bebês, até mesmo na barriga da mãe, já podem ouvir histórias. Mesmo crianças já alfabetizadas devem ouvir boas histórias.

À medida que o estudante vai crescendo, infelizmente, os responsáveis param de contar histórias e passam a exigir que leiam obras longas e complexas. Isso acaba com o gosto pela leitura.

Fazer desses momentos uma oportunidade para estar em família também é uma dica valiosa. E sem aquela pressão de fazer um trabalho depois, essa prática mais atrapalha do que ajuda a desenvolver o gosto pela leitura. Quando os responsáveis vão conhecer à escola, dificilmente procuram ver com atenção a biblioteca. Esse espaço é fundamental para desenvolver o gosto pela leitura.

Troca de livros

Aqui, na escola, temos um dia pra cada turma trocar seus livros, mas ela fica aberta todos os dias no recreio e aqueles que querem trocar  seus livros, diariamente, podem fazer. Eles também utilizam o espaço no recreio para ouvir música com fone de ouvido ou conversam mais baixo, respeitando o ambiente. Acaba sendo um lugar muito procurado pelos adolescentes e crianças.

Boas histórias

Busque indicação de boas histórias com a professora e a equipe da escola do seu filho ou filha para contar a ele ou estimulá-lo a ler. Também assista às peças de teatro, vá ao cinema e ouça música com ele. Atividades culturais favorecem o gosto pela leitura. Repare nas gravuras e no texto. Quando ler para criança não se esqueça de dizer quem escreveu e quem ilustrou a história.

Outra prática que temos aqui é a roda de poesia que ocorre da Educação Infantil ao 5º ano, todas as semanas, como forma de estimular a leitura nos pequenos. Os estudantes se inscrevem e declamam poesias decoradas. Eles adoram participar e ampliam seu repertório mesmo antes de saber ler. O mesmo pode ser feito em casa, de forma bem lúdica, reunindo a família e criando um hábito saudável, que só vai estreitar os laços familiares e gerar boas lembranças.

previous thumbnail
Anterior
Movimento Baby Friendly: seus lugares favoritos incluem ou excluem os pequenos?
Próximo
Introdução alimentar: como criar hábitos saudáveis para os pequenos
next thumbnail