Antes que o seu bebê aprenda a se levantar, ele precisará ganhar força muscular e coordenação, bem como saber rolar e sentar. Quando ele já tiver dominado essas habilidades, ele estará pronto para se levantar, o que exigirá mais força muscular nas pernas, para que ele aprenda a dobrar os joelhos e seja capaz de sustentar o seu peso.
Muitos pais ficam preocupados com quedas quando o filho começa a se levantar, mas qualquer reação exagerada, como gritar ou correr para amparar a criança, pode assustá-la. Em alguns casos ela pode se retrair e ficar com medo de tentar se erguer novamente, o que acaba atrasando o desenvolvimento do andar.
Tire os sapatos e as meias do bebê e permita que ele explore superfícies diferentes, como areia, terra e grama. Isso ajuda a dar firmeza para o movimento e a formar a curva da planta do pé.
Massageie e mexa nas perninhas do seu filho durante o banho e a troca de fraldas, fazendo movimento de vai e vem. O objetivo é fortalecer e estimular essa musculatura. Andador, nem pensar! Se quiser dar algo para ele se apoiar, escolha um brinquedo com rodinhas que fique na altura da cintura dele e o incentive a empurrá-lo de um lado para o outro.
Existem várias maneiras de estimular a capacidade psicomotora da criança. Neste caso, para que consiga parar e se manter em pé, segue algumas dicas de como podem contribuir para fortalecer as pernas do bebê:
- Coloque brinquedos sobre um móvel baixo sem quinas;
- Ofereça seus dedos para que ele agarre e possa utilizá-los como apoio para ficar de pé e sentar;
- Coloque um brinquedo firme e alto para que o utilizem como apoio;
- Brinque de colocá-lo em pé e pulando sobre os seus joelhos.
Segundo pediatras especialistas e fisioterapeutas, para o desenvolvimento infantil é necessário ter estímulos e paciência dos pais ou demais pessoas que estejam envolvidas nesta conquista.
Os pais ou cuidadores devem estimular o bebê a ficar em pé ou caminhar respeitando a individualidade, sem usar comparações com crianças da mesma idade.
A maior parte dos bebês começam a andar a partir dos 9 meses, sendo normal esta fase perdurar até os 18 meses. Caso isso não aconteça, não se desespere, pois pode haver um atraso no desenvolvimento que deverá ser investigado pelo pediatra.
Quando já dominar a arte de andar sozinho vai precisar de sapatinhos adequados que não prejudiquem o desenvolvimento dos pezinhos fornecendo-lhe segurança ao caminhar.
O sapato deverá ser do tamanho correto, nem pequeno e nem folgado proporcionando-lhe firmeza.
Devem ser maleáveis, confortáveis, antiderrapantes, preferencialmente com fecho de velcro, permitir a ventilação dos pés e a parte de trás deverá cobrir o tornozelo e serem bem firmes. Devendo respeitar sua durabilidade e a troca observando o crescimento do pezinho.
Os pais precisam sempre acompanhar esta fase, pois poderá se tornar muito perigosa conforme as dependências da casa, evitando-se escadas, móveis com quinas, mantendo fechadas as portas dos banheiros e de lugares que lhe ofereçam perigos.
Assine nossa newsletter
e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças
[dinamize-form id=”2935″]