Se sentir cansada é algo muito presente no dia a dia de uma mãe. Pois exige muita dedicação, amor, afeto e cuidado para com seus filhos, não é mesmo? E sabemos que esse cuidado não é apenas com a alimentação deles. É um cuidado muito especial com a saúde, o crescimento, o desenvolvimento, a casa onde eles moram, as roupas e calçados que vestem, a educação que recebem e muito mais. Cuidamos tanto que esquecemos de nós mesmas. Passamos a nos alimentar quando dá, a dormir quando conseguimos e o restante vamos levando.
A jornada pode ser muito estressante e mais desgastante do que se imagina. Muitas vezes chega-se ao final do dia se sentindo culpada por não ter conseguido fazer tudo. Entretanto, começamos a nos cobrar e a arranjar um meio de cumprir com todas elas. Nos martirizamos por não dar conta de tudo. E o alerta está nessa cobrança, que pode fazer muito mal à nossa saúde emocional e física.
Esgotamento prolongado
Dependendo da intensidade e da frequência com que essas exaustões prolongadas ocorrem, pode ser um sinal de que algo não está adequado e que algumas mudanças são necessárias. Por isso, passar as nos observar é primordial para saber se não estamos desenvolvendo a Síndrome de Burnout Materno, que em inglês é chamada de Mommy Burnout. O nome é oriundo da relação com a Síndrome de Burnout, em que o profissional tem um desgaste emocional enorme por acumular muitas responsabilidades e não conseguir executar todas, desenvolvendo determinadas doenças.
Já tivemos mamães que desenvolveram depressão, crises de pânico ou de ansiedade e transtornos causados por causa desse esgotamento emocional prolongado ao acumular muitas funções. Por isso, observe! Se estiveres se sentindo tensa demais, pessimista demais, fracassada, impotente, triste, insegura, cansada mesmo depois de descansar ou com medo, além de se irritar sem motivo aparente ou com baixa autoestima, deixando suas necessidades básicas de lado é preciso fazer alguma coisa para mudar esse quadro e reestabelecer o seu equilíbrio emocional.
Ajuda profissional
E se essas sensações acontecem frequentemente, a ponto de impedi-la de executar suas atividades, é importante você buscar ajuda profissional de um psicólogo para te acompanhar nesse processo. Entre as diversas abordagens da psicologia, a terapia Cognitivo Comportamental, também conhecida como TCC, vem apresentando excelentes evidências para tratar da Síndrome de Burnout, transtornos de ansiedade, depressão, entre outros.
A TCC compreende que nossos pensamentos podem influenciar nossas emoções e comportamentos, portanto, através do processo de psicoterapia você poderá desenvolver habilidades para lidar de forma mais assertiva com pensamentos disfuncionais e manejar suas emoções de forma que melhore a relação com você mesma e com sua família, proporcionando uma vida mais leve e saudável.