Os primeiros dias do bebê, que vai da gestação até os 2 anos de idade, é um período muito importante e requer acompanhamentos com profissionais especializados. Trata-se de uma fase ímpar de oportunidades que influenciará todo o futuro do seu bebê.
O acompanhamento odontológico é primordial. Primeiro acontece através do pré-natal odontológico, com a gestante e sua rede de apoio, e segundo após o nascimento do bebê, mesmo antes de nascer os primeiros dentinhos. Orientações sobre amamentação, hábitos nocivos, higiene oral, introdução alimentar, entre outros pontos importantes são feitas.
Com todas essas orientações e um bom acompanhamento clínico, o cirurgião-dentista também estará ajudando na prevenção de outras doenças crônicas, como a obesidade e diabetes, além de receber toda uma assistência durante o período de crescimento e desenvolvimento das estruturas bucais, faciais e posturais, podendo, assim, detectar precocemente alterações que possam prejudicar o funcionamento físico e até mesmo cognitivo e psicológico da criança.
Nesse primeiro contato com profissional, algumas dúvidas devem ser esclarecidas, tais como:
Quando e como iniciar a higienização dos dentes de leite?
Antes mesmo do nascimento do primeiro dentinho. Envolver o dedo com gaze umedecida em água filtrada e remover todo biofilme (sujeira) da boquinha do bebê.
Qual é a escova ideal para o meu bebê?
Existem várias opções disponíveis no mercado, mas algumas características são indispensáveis, como cabeça pequena, cerdas macias e boa durabilidade.
Qual creme dental utilizar para bebês e crianças e qual a quantidade indicada?
A recomendação é que o creme dental contenha a concentração mínima de 1.000ppm de Flúor, independente da recomendação de idade da embalagem, e deve ser usada desde o aparecimento do primeiro dentinho. Já a quantidade varia de acordo com a idade da criança. Até 02 anos deve-se utilizar 0,05g (meio grão de arroz cru), de 02 a 04 anos deve-se utilizar 0,1g (um grão de arroz cru) e aos 04 anos ou mais deve-se utilizar 0,3g (um grão de ervilha).
O que é cárie? Como evitá-la?
A cárie é uma doença de causa multifatorial, porém o principal fator é uma dieta cariogênica (rica em sacarose e carboidratos fermentáveis) sem a devida higiene bucal. A cárie inicia como uma lesão de mancha branca no esmalte do dentinho, que, se não for paralisada, evolui até um estágio mais avançado (cavidades), podendo até mesmo chegar à destruição e perda precoce do dente decíduo (de leite). A cárie é uma doença controlável, cujo maior desafio é conseguir mudar os hábitos da criança e do meio em que ela vive (evitando uma dieta cariogênica e introduzindo hábitos de higiene desde cedo).
Durante o nascimento dos primeiros dentinhos, como aliviar os sintomas?
Os primeiros dentes de leite nascem por volta dos 6 e 8 meses. Para alívio dos sintomas, o mais indicado é a ingestão de leite materno gelado (tipo sorvetinho) para crianças que ainda não iniciaram a introdução alimentar, e frutas e legumes gelados aos que já iniciaram, além de mordedores para aliviar nos sintomas de coceira.
A importância do aleitamento materno no desenvolvimento da face, maxilares e dentes
O aleitamento direto no peito da mãe, além de nutrir, estimula todo o crescimento ósseo e muscular do bebe. Na presença de qualquer dificuldade nesse processo, procure ajuda de um profissional.
Alimentação e consistência dos alimentos
Hábitos: Quebrar hábitos nocivos como chupar chupeta, dedo e mamadeira deve ser feito de forma sutil e sem causar traumas na criança. Ao fazer a transição da mamadeira para o copo, o ideal é usar copos sem bicos.
Essas são algumas dúvidas que devem ser sanadas. Os responsáveis deverão sair da consulta sabendo quais serão as próximas ocorrências na boquinha da criança e como lidar com todas as situações previsíveis, evitando a necessidade de intervenção e trabalhando juntamente com o profissional na prevenção e saúde oral dela.
Você sabe quais atitudes são aconselhadas para evitar o aparecimento da doença cárie na primeira infância? Vamos te contar!
- Conscientizar todos os responsáveis envolvidos nos cuidados infantis;
- Limitar a ingestão de açúcares até os dois anos de idade e depois ingerir de forma muito eventual;
- Utilizar pastas dentais fluoretadas, pelo menos duas vezes ao dia, na quantidade indicada para cada idade durante as escovações.
- Utilizar fio dental, mesmo que os dentes apresentem espaços entre si.
- Fornecer orientação preventiva no primeiro ano de vida da criança por um cirurgião-dentista especializado, continuando com retornos periódicos.
Engana-se quem acredita que o cirurgião-dentista só olha dentes! Somos mais que uma boca, atuamos de forma integrada durante todo o desenvolvimento da criança.
Procure orientação de um bom profissional. O futuro do seu filho dependerá das experiências que ele teve, tem ou terá em relação ao universo odontológico, e quem proporciona isso são os responsáveis. No que vale a pena investir e deixar o seu filho vivenciar?
Assine nossa newsletter
e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças
[dinamize-form id=”2935″]