4 receitas para a Introdução Alimentar

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a introdução alimentar é o conjunto de todos os alimentos, além do leite materno (ou na impossibilidade do leite materno, a fórmula infantil), oferecidos ao bebê a partir dos 6 meses de vida.

Nesta idade, a maioria das crianças atinge estágio de desenvolvimento com maturidade fisiológica e neurológica. Ou seja, conseguem ficar sentados, sustentam o seu pescoço e diminuem um reflexo de empurrar para fora com a língua tudo que é levado na boca.

Tudo isso facilita a ingestão de alimentos semissólidos e diminui o risco de engasgo.

Mas atenção aos bebês prematuros, que devem ser observados de perto por um médico e nutricionista materno infantil e levar em consideração a idade corrigida do bebê. Sendo assim ele pode iniciar a introdução alimentar com 7- 8 meses vida dependendo da prematuridade.

A Introdução alimentar não tem regra ou fórmula pronta. Alguns mitos sobre o assunto determinam que aos 6 meses a criança come somente frutinhas, aos 6 meses e meio frutinha e almoço, 7 meses fruta, almoço, fruta e jantar. Mas e se o bebê não comer na primeira semana e só quiser explorar o alimento, será que tudo bem?

Sim! Está tudo bem, pois cada bebê é único e tem seu próprio ritmo.

A Introdução alimentar é apenas um treino para o bebê conhecer, brincar, e experimentar os alimentos. O momento da refeição é repleto de experiências sensoriais complexas como odores, texturas, sabores, assim como auditivas e visuais, face ao envolvimento de outras pessoas nessa atividade. Valorize o momento da refeição, é aprendizado puro.

Abaixo estão os principais marcos para essa fase:

Aos 6 meses:

É o momento de dar início à IA, acompanhando os sinais de prontidão: a criança senta sem apoio e sustenta o pescoço, demonstra interesse pela comida…

É o momento de oferecer comida amassada no garfo ou BLW com corte seguro. Os alimentos devem ser oferecidos separadamente, para que exista o reconhecimento de sabor, textura, consistência de cada um dos alimentos dos grupos alimentares.

Aos 9 meses:

É hora de evoluir na textura e consistência da comida, amassando menos. Nessa fase a criança já tem o movimento de pinça com os dedinhos sendo aprimorado e a diminuição do reflexo de Gag.

É comum que exista uma diminuição das mamadas. Também é o momento ideal para inserir receitinhas nas refeições.

Aos 12 meses:

Nessa fase comida do bebê já pode ter a mesma consistência do restante da família, e é o momento onde se inclui outros grupos alimentares, como leite e derivados.

E agora que você sabe de tudo isso, vamos mostrar 4 receitinhas que são perfeitas para incluir na rotina dos pequenos! Veja só:

Petit suisse de amora e morango

Ingrediente:

2 inhames médios

4 amoras

3 morangos orgânicos

Água para dar ponto

Modo de preparo

Cozinhe os inhames até ficar bem molinho. Espere esfriar e depois bata no liquidificador, o inhame com a amora e o morango. Você pode acrescentar um pouco de água, se necessário, até dar o ponto de petit suisse. Coloque na geladeira e deixe ficar bem geladinho. Sirva. 

Risoto de abóbora com frango e espinafre

Ingredientes:

1 xic de arroz cozido

1 xíc de abóboras cozidas

1 cs de cebola

1 col chá de alho

3 cs de frango desfiado

2 cs de espinafre picadinho cru

Alecrim

Modo de preparo

Em uma panela refogue a cebola e o alho até murchar a cebola. Coloque a abóbora cortada em cubos pequenos, o frango, o arroz e o espinafre. Misture até incorporar tudo. Se necessário jogue um poquinho de água ou caldo de legumes para dar a liga. Polvilhe com um pouco de alecrim e sirva.

Peixe tilápia no papelote com tomate

Ingredientes:

2 unidades de filés de tilápia

1 cebola fatiada

1 tomate fatiado

Salsinha picada a gosto

Azeite de oliva a gosto

Suco de limão

1 pitada de sal

Modo de preparo

Tempere os filés de tilápia com o suco de limão. Deixe o peixe descansar no tempero, dentro da geladeira, por 15 a 20 minutos. Em uma forma, forrada com papel alumínio ou manteiga, coloque uma colher de sopa de azeite e disponha os filés por cima, a cebola fatiada, o tomate fatiado e salsinha picada.

Panqueca de maçã

Ingredientes:

1 ovo

2 colheres de sopa rasas de farinha de amaranto ou aveia

1 colher de sopa de água filtrada

2 colheres de sopa de maça ralada

Pitada de canela em pó (opcional)

Modo de preparo

Misture a todos os ingredientes com um garfo ou se preferir bata tudo no mixer. Unte uma frigideira com azeite ou óleo do coco deixar aquecer em fogo baixo e despejar um pouco da mistura. Quando dourar de um lado, virar e deixar dourar o outro. Faça mini panquecas.

Gostou das receitas? Acompanhe o blog Caminhar Saudável para isso e muito mais!

previous thumbnail
Anterior
Boas Festas, para você e toda a sua família!