5 ideias para estimular o consumo de legumes, frutas e verduras na infância

Todos os papais sabem que o consumo de frutas e verduras é essencial para o crescer saudável e cheio de energia dos pequenos. São esses alimentos que garantem os nutrientes necessários que o corpo humano precisa para funcionar perfeitamente, desenvolvendo as habilidades mentais e motoras dos pequenos da melhor forma possível.

São incontáveis os alimentos que não podem faltar na alimentação diária dos pequenos, todos são ricos em vitaminas e minerais que previnem a desnutrição, anemia ou outras condições que possam prejudicar o crescimento das crianças.

Mas como garantir que os pequenos comam tudo isso? É disso que vamos falar hoje! Confira 5 ideias para garantir uma alimentação saudável para o seu filho.

1 – Introdução alimentar

A melhor forma de garantir que os pequenos terão gosto pelos alimentos saudáveis, é inserindo eles na rotina desde cedo.

Consulte seu pediatra antes do momento chegar e siga à risca suas recomendações, cada alimento pode ser inserido em uma fase do desenvolvimento do bebê, e assim você garante que o pequeno irá amar as frutas, legumes e verduras, já que ele estará familiarizado com elas desde sempre!

2 – Aposte em Sucos e batidas

Quando as crianças já podem consumir sucos naturais, você pode sair da mesmice do suco de laranja com misturinhas nutritivas e deliciosas! Confira algumas ideias de combinações para oferecer aos pequenos no dia a dia!

Sucos:

  • Laranja, beterraba e cenoura;
  • Maçã, cenoura e laranja;
  • Melão, Hortelã e Limão;
  • Maracujá e cenoura.

Vitaminas

  • Banana, morango e leite;
  • Manga, kiwi e leite;
  • Banana, maracujá e leite;

Sempre que misturadas com banana ou manga, as frutas viram uma deliciosa vitamina, e caso elas sejam previamente congeladas, você pode até fazer um smothie para refrescar os dias de verão.

Não adicionar açúcar é sempre a melhor opção! E em caso de qualquer dúvida consulte primeiramente seu médico.

3 – Esconda os vegetais no prato!

Para os pequenos mais resistentes, ou que estão passando por uma fase de recusar legumes, a melhor sugestão é misturar esses alimentos ao restante da comida!

Você pode enriquecer o caldinho do feijão com cenoura, beterraba, batatas e tomates por exemplo! Ou então, que tal uma macarronada bem nutritiva? Você pode fazer um molho de tomate cheio de vitaminas e minerais batendo abobora, brócolis, couve, pimentão e vagem por exemplo! Para isso, é só juntar todos os legumes da sua preferência em uma assadeira, e após dourar, bater tudo no liquidificador junto aos tomates.

4 – Saladas são sempre bem-vindas

Saladas são perfeitas para aumentar o consumo de vegetais! E para sair do clichê da salada de folhas, combine vegetais crus como pepino, cenoura, beterraba com grãos como milho, ervilha e lentilha!

Você até pode incluir macarrão e fazer um delicioso prato frio.

São infinitas as possibilidades de saladas, e lembre-se, quanto mais colorida, mehor!

5 – Mantenha um planejamento

Durante a rotina agitada da semana é fácil se render aos fast foods, deliverys ou simplesmente as comidas mais rápidas, ricas em sódio, por falta de tempo, e nós sabemos que isso não é o melhor para a saúde dos pequenos.

É isso que torna difícil colocar em prática todas as dicas acima.

Mas um pequeno planejamento pode resolver esse problema! Escolha um dia livre da semana para planejar as refeições da semana, e mantenha tudo pronto, ou semi-pronto, na geladeira e congelador!

Você pode guardar as frutas e vegetais já lavados e cortados, as carnes já cozidas ou então o feijão cozido e congelado!

Lembre-se de buscar auxilio de um médico ou nutricionista para ter certeza da forma de preparo correta dos alimentos para o seu pequeno, de acordo com a idade dele!

Gostou das dicas? Aqui tem muito mais! Fique de olho no nosso blog para mais.

previous thumbnail
Anterior
Conheça nossa Coleção Primavera /Verão 2025
Próximo
Jarra Vazia Não Enche Copo – por Bruna Bârbosa
next thumbnail

Deixe um comentário