Maneiras divertidas de incentivar a matemática com os pequenos

A matemática pode parecer um bicho de 7 cabeças para as crianças, principalmente em uma fase de aquisição de novos conhecimentos e de primeiros contatos com várias atividades, além disso, muitos pais acabam gerando uma expectativa e um temor nas crianças pela disciplina, ou por não terem uma simpatia pela área de exatas, ou por terem experiências difíceis no tempo da escola e temem que seus filhos enfrentem as mesmas dificuldades.

A matemática faz parte da vida de qualquer indivíduo e prezar por um aprendizado tranquilo e incentivar esse processo é priorizar por um futuro melhor para os pequenos. Aprender essa disciplina nos anos iniciais é de suma importância para as crianças, pois, além de servir de suporte para as demais matérias, ela desenvolve nos alunos o pensamento lógico, um olhar crítico sobre conceitos construídos, e de desenvolver o que é aprendido com o dia a dia.

Pensando nisso, confira 3 dicas para incentivar a matemática e ajudar no desenvolvimento dos pequenos:


Mude como você fala sobre matemática
Pode ser um desafio imenso, mas como já falamos anteriormente aqui no blog, os pais são os grandes espelhos para os pequenos. Saiba que o jeito em que falamos sobre a disciplina poderá influenciar no desempenho do seu filho e a maneira que ele enxerga a matéria.
Tente não olhar para a matemática como algo que nos frustra, lembre que quando mantemos a calmo e a certeza de que há uma solução para o problema, passamos essa abordagem positiva aos pequenos.


Jogos de matemática
Uma ótima ferramenta que além de educar, ajuda na diversão dos pequenos. Aproveite um tempo em família e use alguns jogos que traga a matemática na dinâmica, aproveitando esse tempo em família, a criança como a enxergar a matemática como algo divertido, criando essa memória afetiva.
Alguns exemplos de jogos. Dominó; Par ou Impar; O jogo dos números que consiste em uma brincadeira simples que envolve a adição ou subtração de números. Dois jogadores escolhem um número e o terceiro jogador tem que adivinhar qual é o número escolhido. Cada tentativa do jogador é respondida com “maior” ou “menor”, até que ele adivinhe corretamente.


Livros e músicas
Outra maneira bem divertida de incluir a matemática na rotina dos pequenos é utilizando músicas e livros que trabalhem a disciplina. Igual os jogos, a música e a leitura são formas bem legais para tirar essa fama de “chata” que a matemática tem, trazendo momentos de diversão e de educação ao mesmo tempo.


O ano mal começou e o Blog Caminhar Saudável já está a todo vapor, então fique por dentro para não perder nenhuma das nossas dicas.

previous thumbnail
Anterior
Confira a Primeira Temporada Completa do PodKlin!
Próximo
Páscoa chegando: Como trabalhar essa data com as crianças?
next thumbnail