Movimento Baby Friendly: seus lugares favoritos incluem ou excluem os pequenos?

O movimento Baby Friendly, que surgiu como um selo indicativo de que o espaço acolhe adultos e crianças, é muito válido, considerando o momento atual em que, os adultos são consumidos por extensas atividades laborais, necessidade de reciclagem e atualização de carreiras e conhecimento, além de estarem sempre conectados em a tudo, devido a urgência do mundo contemporâneo.

Neste sentido, um espaço que permita a interação dos filhos, seguindo orientações que promovam o conforto a essas crianças, faz muita diferença para a segurança dos pequenos e também para a tranquilidade destes pais. Principalmente, se entendermos que, muitas mães, por exemplo, se limitem a aceitar alguns convites para eventos ou reuniões sociais, por não possuir opções de acolhimento possíveis para os filhos.

Aspecto piscológico

Outro fator considerado importante em relação ao tema é o aspecto psicológico positivo que essa aproximação com os pais pode provocar nas crianças. Estando em fase de desenvolvimento comportamental e cognitivo, o convívio e a interatividade com os responsáveis, gera segurança, alimenta o senso de pertencimento, valoriza a autoestima e faz com que ela perceba sua importância na vida familiar e até social do adulto.

Além disso, esse cuidado com o espaço, aliando conforto, acessibilidade e adequação às necessidades das crianças, possibilita a socialização desta com outras crianças e faz com que, inclusive, ela desenvolva uma postura de socialização mais fortalecida, eliminando sentimentos possíveis de rejeição, fobias, alterações de humor ou timidez.

Tranquilidade

Resumindo, a ideia inovadora de criação e promoção dos espaços Baby Friendly é válida e favorece a tranquilidade dos adultos em não se limitar socialmente e proporciona novas experiências, interações e acolhimento adequado aos filhos. Reduzindo a distância cotidiana que a vida acelerada tende a impor para as famílias de forma geral e contribuindo positivamente para um desenvolvimento equilibrado e saúde mental e fisicamente das crianças. Uma aproximação favorável no que diz respeito à identificação e fortalecimento dos aspectos psicológicos e comportamentais aqui envolvidos.

previous thumbnail
Anterior
Volta às aulas: Como as famílias podem se preparar para mudança na rotina
Próximo
Como estimular a leitura desde o início da primeira infância
next thumbnail