Volta às aulas: Como as famílias podem se preparar para mudança na rotina

Retorno às aulas sempre causa bastante ansiedade nas crianças e estudantes. É importante tirar um tempo para conversar a respeito, sobre como se sentem, principalmente, se haverá alguma mudança, seja ela de escola, de turno ou de turma. Com a mudança de ano escolar, alguns grupos têm mais tendência à ansiedade. Estudantes que estão chegando ao Ensino Fundamental, passando para o 6º ano e Ensino Médio, também precisam falar sobre isso.
É comum no período de férias escolares a rotina ser mais flexível. Falar sobre isso também é importante! Em alguns casos, é preciso iniciar as transições para o dia de retorno não ficar tão diferente de uma hora pra outra. As mães ou pais, por exemplo, podem estabelecer horários de acordar e de realizar as refeições e até mesmo de organização de seus materiais dois dias antes do retorno. A compra da lista de materiais é um bom momento para envolver os estudantes e conversar a respeito deste início de ano. Se já conhece o professor ou professores? Se os colegas serão os mesmos? Quais as expectativas para esse recomeço?
A organização da mochila é fundamental, principalmente, neste início, sempre deixando a criança organizar com a supervisão do adulto. Para aqueles que já utilizam estojo, vale uma verificação mais frequente, pois à medida que eles vão crescendo, os responsáveis deixam a critério do estudante e eles acabam esquecendo itens básicos como lápis e borracha.

Lápis com ponteira emborrachada


E como a Klin pensa no desenvolvimento saudável não apenas dos pés, mas de todo o mundo que envolve a criança, os modelos de volta às aulas vêm acompanhados de um lápis com ponteira emborrada personalizada para ninguém esquecer em casa. Pode ser a patinha ou a carinha do nosso mascote! Não é demais?!


Além do material escolar, as mamães e papais ainda precisam pensar no uniforme e os calçados para acompanhar o pique dessa criançada.

Os tênis e sandálias dessa coleção trazem todos os atributos do caminhar saudável da Klin, embasados no jeito de viver e fazer calçados, com produtos de primeira qualidade, conforto, segurança e que contribuem para que as crianças se sintam livres para conquistar o mundo.

Assim os modelos femininos e masculinos dessa coleção são antiderrapantes, de calce fácil, confortáveis, flexíveis, leves, macios, resistentes, respiráveis e seguro. São diversas opções, tamanhos e cores para a mamãe e o papai escolherem. Entre elas, a linha Freestyle vem com a exclusiva palmilha supermacia Ultra Klin e nas versões de cano alto e baixo. E para um dia inteiro de atividades, aprendizado e muita diversão, os modelos com fecho de velcro ou com elásticos são essenciais para um colocar e tirar os calçados de um jeito fácil e rápido. Eles são feitos de materiais que permitem boa ventilação, para os pés ficarem sempre sequinhos.

E não se esqueça que o legal de tudo isso é participar de cada etapa desse processo com o seu filho ou filha, desde a compra do sapato ao material escolar, conversando com ele sobre o mundo em que ele está crescendo e como ele funciona, até a preparação das merendas, falando com ele sobre a qualidade dos alimentos que ele deve consumir para crescer saudável.

Lea Cristina Borges dos Santos

Coordenadora pedagógica da Escola Municipal de Novo Hamburgo Professora Adolfina Diefenthäler (educandário que ficou finalista entre as três melhores escolas do mundo na categoria Colaboração da Comunidade do World’s Best School Prizes 2022)

previous thumbnail
Anterior
Quando é o melhor momento para o seu pequeno abandonar as fraldas?
Próximo
Movimento Baby Friendly: seus lugares favoritos incluem ou excluem os pequenos?
next thumbnail