Incentivo a alimentação: pratos coloridos

Que as crianças devem comer de forma saudável todo mundo está careca de saber né, mas quando falamos sobre este assunto eu acabo me deparando com algumas mães com a seguinte frase: Tairine, meu filho não come nada, como posso fazer com que ele se interesse pela comida? Ou – Ele come, mas é muito pouco e isso quando ele ainda não separa a comida.

Vou te dar uma dica que normalmente funciona super bem.

As crianças gostam de coisas que gerem curiosidade, isso mesmo, curiosidade, e uma forma de deixá-las curiosas é criando algo diferente certo?

Os pratos lúdicos são ideias que sempre vemos por aí. Eles são compostos por vários alimentos do nosso cotidiano, porém a forma como o prato é montado é diferente, ou seja, você cria com os alimentos imagens ou formas diferentes que fazem as crianças libertarem a imaginação e até gerar uma certa curiosidade pelo alimento.

Vou citar 3 tópicos de como criar um momento com o pequeno e gerar nele esta curiosidade pelo alimento:

Chame-o para cozinhar com você! Quando você o coloca para “por a mão na massa” ele já se sente responsável pela ação. Ao cozinhar ele está preparando algo para alguém comer então ele se preocupa se vai estar gostoso e se vai estar bonito.

2º Crie uma história: quando estiverem cozinhando crie uma historia com ele, conte sobre algo que o chama atenção e vá incluindo os alimentos que você gostaria que ele experimentasse no meio, um exemplo: a princesa e o príncipe fizeram um jantar para as fadas madrinhas e prepararam uma deliciosa panqueca de cenoura que irá deixar a pele da fada madrinha ainda mais brilhante, ou, o homem aranha come esse omelete com abobrinha ralada porque o deixa mais rápido para pular de prédio em prédio e combater o cara mal, e assim você gera a curiosidade dele querer preparar e consumir já que os alimentos dão tantos benefícios aos personagens não é mesmo?

3º Prato alegre e chamativo: o prato decorado é um ponto interessante e que finaliza com chave de ouro as dicas acima, isso porque ao montar um prato divertido, você faz com que a criança olhe para o alimento de forma diferente. Muitas vezes eles olham e pensam ser sem graça e sem ser gostoso, mas quando apresentam de maneira diferente isso os instiga à vontade de experimentar pelo simples fato de estar mais bonito e chamativo.

A hora de comer não deve ser um momento de pressão, broncas ou críticas, e sim um momento leve onde a criança deve se sentir livre em experimentar e ganhar experiências. Digo isso não para você deixar de oferecer algo, pelo contrário, você deve sempre estar ali oferecendo seja o mesmo alimento ou o alimento em preparações diferentes, mas sempre que oferecer mostre que a oportunidade de conhecer algo novo e que ele vá gostar e é da escolha dele. Dentro das escolhas dele, ele avaliará que pode valer a pena e não que você está o forçando a comer algo que ele não quer, isso pode fazer ele criar crenças e repulsa, podendo interferir na alimentação de todas as fases da sua vida, como se fosse um ‘trauma’ mesmo.

A criança precisa curtir o momento, se divertir nele e saber o porquê está consumindo tal alimento, quando isso faz sentido para ela tudo fica mais fácil, só precisamos mexer alguns pauzinhos que logo da tudo certo.

Mamãe, papai, vovô ou vovó, até os titios de plantão, quem tiver dúvidas e quiser conversar comigo estou a disposição em meu Instagram, ok? Espero que tenham gostado, e quem colocar em prática marca a gente para que possamos ver e curtir com vocês este momento.

Assine nossa newsletter

e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças

[dinamize-form id=”2935″]

previous thumbnail
Anterior
Como incentivar as crianças à prática da reciclagem?
Próximo
Reciclar é a arte de reutilizar e criar
next thumbnail