Como já visto no texto “Aquisição e desenvolvimento da linguagem”, podemos observar marcos característicos no desenvolvimento comunicativo das crianças.
Sabemos que esse desenvolvimento ocorre nos primeiros anos de vida e vários fatores podem interferir nesse processo.
O ambiente e as pessoas de maior convívio têm papel fundamental nesse desenvolvimento. Isto é, quanto mais a criança for exposta à fala, maiores condições ela terá de adquirir a própria linguagem.
A linguagem começa a desenvolver-se desde o momento do nascimento do bebê, através do choro, do olhar, de seu corpo, suas expressões.
Nesse texto vamos falar de algumas práticas simples para estimular a linguagem das crianças:
- Primeiros diálogos e contato visual: posicione-se de frente para a criança para conversar e cantar para ela, enfatizando suas expressões faciais e entonações de voz;
- Jogos vocais e balbucio: converse com ela, emita sons ou palavras e incentive a vocalizar.
- Compreensão e uso de gestos: favoreça o uso de gestos com função, ensine a criança a apontar o que deseja.
- Compreensão de palavras e ordens simples: direcione a atenção da criança a uma pessoa ou objeto familiar e nomeie. Inclua solicitações simples durante as brincadeiras, como “me dá”.
- Use mímicas e expressões faciais: Quando estiver brincando, inclua ações como assoprar velas, jogar beijos, fazer bolhas de sabão ou emitir sons específicos de modo prolongado, como “mmmm” ou “ssss”. Brinque de alternar expressões faciais como sorrir ou fazer careta.
- Jargão e primeiras palavras: para encorajar a expressão e uso das primeiras palavras, responda às verbalizações do tipo jargão (fala ininteligível) que a criança emite.
- Nomeação e expansão do vocabulário: nomeie os objetos concretos e familiares à criança, sejam eles brinquedos, partes do corpo, peças do vestuário, utensílios para alimentação ou higiene, entre outros.
Muitos adultos tendem a infantilizar suas falas ao se comunicar com uma criança, porém não é adequado e pode prejudicar o desenvolvimento da fala.
Lembre-se sempre que, a aquisição da linguagem se inicia entre 12 a 18 meses e qualquer falha ou dificuldade nesse processo devem ser avaliadas por um fonoaudiólogo.
Assine nossa newsletter
e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças
[dinamize-form id=”2935″]