Educação ambiental, como formar crianças conscientes?

Já faz alguns anos que o termo sustentabilidade vem sendo discutido no que diz respeito ao cuidado com o meio ambiente, mas o que ele significa? Sustentabilidade se refere a busca pelo equilíbrio entre o que precisamos da natureza e o que ela tem para nos oferecer, surgiu da necessidade de entendermos como a exploração e o uso desenfreado dos recursos naturais vem afetando a sociedade em diversos aspectos, e o que podemos fazer para preservar florestas, rios, oceanos, fauna e flora como um todo. Algumas ações que podem ser tomadas a favor do meio ambiente, podem ser por exemplo: reciclagem do lixo, reutilização de água da chuva e economizar água, usar produtos que sejam biodegradáveis, plantar árvores, entre outros.

Dentro desse âmbito, formar crianças ambientalmente conscientes torna-se uma necessidade para a manutenção da saúde do nosso planeta, e é tarefa da família, sociedade e escola, juntos, incorporar esses hábitos e despertar esse sentimento de cuidado nos pequenos. Mas como? É necessário criar situações práticas para que as crianças reconheçam o impacto de suas atitudes no meio ambiente, principalmente através do exemplo, pais conscientes têm mais facilidade em educar crianças para a sustentabilidade.

Converse sempre com as crianças sobre coisas simples, como por exemplo: “porque não posso jogar lixo nas ruas? Porque essa atitude polui o meio ambiente e contribui para as enchentes”. Sempre tente explicar de forma simples e prática, elas precisam entender a funcionalidade de suas ações, se possível faça passeios ao ar livre, coloque-as em contato com o verde, criando uma relação de respeito. Algumas não entendem o valor do meio ambiente por simplesmente não terem contato com a natureza, uma conexão não é criada, e essas atitudes se tornam distantes. Ter plantinhas em casa e pedir auxílio das crianças para cuidá-las, regando ou ajudando a plantar também desperta interesse nelas, que tal uma mini-horta em casa?! Deixe os pequenos brincarem com terra e se sujarem! Em relação ao lixo, muitas escolas têm lixeiras específicas para coleta seletiva, a maioria dos livros didáticos contam com ilustrações explicando para que serve cada cor, reforce em casa e nos passeios, deixe a criança jogar seu próprio lixo fora. Economizar água é muito importante, se atente ao banho demorado ou ao escovar os dentes com a torneira aberta, explique que água do planeta não é infinita e que é nossa função cuidar dela.

O diálogo e o exemplo são nossos grandes aliados ao plantar a sementinha da preservação ambiental nos pequenos, eles precisam acima de tudo aprender que os recursos naturais são de todos e que temos que cuidar da natureza porque dependemos dela e por isso a respeitamos. Precisamos deixar claro que é preciso cuidar agora para que no futuro possamos desfrutar de todos os recursos, de ar puro, água, que nossas florestas e animais estejam protegidos, as crianças são sensíveis e empáticas, e o amor e respeito pelo o que é nosso é chave para o despertar sustentável.

Assine nossa newsletter

e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças

[dinamize-form id=”2935″]

previous thumbnail
Anterior
Desenvolvimento infantil: A criança nos primeiros anos de vida 
Próximo
A importância de cuidar dos dentes dos bebês e crianças
next thumbnail