Como montar uma lancheira saudável para seu filho

As aulas voltaram e, mesmo durante a pandemia do Covid-19, várias escolas retornaram às atividades. Com a volta dos pequenos às escolas muitas mamães e papais se veem em uma situação complicada: o que colocar na lancheira e como deixar o lanche mais saudável?

Bom, antes de tudo você deve avaliar as preferências do seu pequeno. Não são todas as crianças que comem todos os tipos de alimentos, inclusive, crianças na fase pré-escolar e escolar costumam apresentar maior seletividade alimentar. Portanto, atente-se ao que o seu filho mais gosta de comer e que, provavelmente, não deixará sobrando na lancheira.

Em segundo lugar devemos nos preocupar com a qualidade da comida que estamos ofertando na lancheira. Muitas crianças adorariam levar biscoitos recheados, salgadinhos de pacote e refrigerantes para o lanche e, apesar de não serem alimentos nutritivos e poderem ser incluídos com uma frequência e quantidades pequenas, a base da alimentação das crianças (assim como dos pais) deve ser composta por alimentos naturais e minimamente processados.

Então, como montar uma lancheira saudável para o seu pequeno? A resposta é: com alimentos que ele já coma em casa. Toda lancheira deve incluir uma fruta, uma fonte de carboidrato, uma bebida e uma proteína. Dentro destes quatro ingredientes é possível montar as mais variadas combinações de acordo com as preferências alimentares da criança.

Na hora de preparar o lanche, devido à rotina corrida e a vida atribulada, muitos pais optam por alimentos industrializados para ajudar a montar a lancheira. Não há problema nenhum nisso, mas é importante estar atento ao rótulo nutricional do produto e à lista de ingredientes. Além de componentes alergênicos, muitos alimentos industrializados ultraprocessados são ricos em conservantes, edulcorantes, e muito “antes” que, apesar de deixarem o alimento apetitoso, causam prejuízos à saúde.

Se for possível, no alimento fonte de carboidrato aposte em opções caseiras como bolos, pães, tortas e biscoitos que podem ser preparados em casa. São estes alimentos que darão energia ao seu pequeno para que ele brinque e aprenda com os coleguinhas. Sucos naturais, chás gelados e iogurtes (para aqueles que podem consumir leite e derivados) são ótimas bebidas para incluir na lancheira em uma garrafinha térmica.

As proteínas são muito importantes para ajudar a dar saciedade e são os nutrientes responsáveis pelo crescimento e fortalecimento das crianças. Apesar de leite e seus derivados, como queijos, iogurtes, requeijão e manteiga serem os mais encontrados nos lanches, outras fontes também podem ser incluídas como castanhas, amendoim, ovinhos de codorna, tofu, e até mesmo frios como presunto ou peito de peru em quantidades moderadas.

As frutas, além de ajudarem na saciedade devido às fibras, são essenciais por serem fontes de vitaminas e minerais vitais no crescimento e desenvolvimento das crianças e, por isso, não podem faltar em um lanche saudável. Aposte em frutas fáceis para que seu filho não precise usar facas e utensílios na hora de comer, como banana, morangos, uvas sem sementes, maçãs, pêras, pêssegos, ameixas, nectarinas, damasco desidratado, tomatinhos cereja, etc.

Uma lancheira saudável garante alegria e nutrição para seu pequeno.

Assine nossa newsletter

e receba um conteúdo especial com muitas dicas
para contribuir com o Caminhar Saudável das nossas crianças

[dinamize-form id=”2935″]

previous thumbnail
Anterior
Como prevenir a obesidade infantil
Próximo
Alergia e intolerância alimentar em bebês e crianças
next thumbnail