A linguagem é considerada a primeira forma de socialização da criança, visto que intermedeia a interação com a família, informa as atividades diárias, conta histórias, expressa valores e regras.
Em outras palavras, a linguagem é o uso organizado e combinado de palavras para fins de comunicação, principalmente, do pensamento. Essa habilidade é utilizada exclusivamente pela espécie humana.
A utilização da linguagem possui dois aspectos: expressão e compreensão.
Produzir ou expressar linguagem significa partir de um pensamento ou sentimento e traduzi-lo por meio de sons, isto é, a fala propriamente dita. Compreender constitui no significado e interpretação dos sons ouvidos na forma de palavras, frases e orações.
Vale ressaltar que a linguagem não consiste apenas na comunicação pelas palavras (fala), mas também na comunicação não verbal, ou seja, gestos, ações e movimentos que expressam emoções sociais.
A seguir falaremos sobre os marcos no desenvolvimento da linguagem de acordo com cada idade.
- 1 a 3 meses: presta atenção aos sons e se acalma com a voz da mãe. Chora, emite alguns sons e dá gargalhadas. Sorri quando alguém fala com ele.
- 4 a 6 meses: procura de onde vem o som. Grita, emite alguns sons num ritmo como se conversasse. Presta atenção enquanto alguém está falando e vocaliza.
- 7 a 11 meses: Emite alguns sons, repete palavras simples, bate palmas, aponta o que quer e dá tchau.
- 12 meses: começa a falar as primeiras palavras com significado. Imita a ação de outra pessoa. Aumenta a interação verbal por meio de balbucio e palavras simples. Identifica o próprio nome quando é chamada. Entende ordens simples como “dê tchau”, “bata palmas”.
- 18 meses: forma frases curtas com 2 ou 3 palavras.
- 2 anos: Seu vocabulário tem cerca de 300 palavras. Compreende e emite frases simples. Pergunta nome e funções.
- 3 anos: Seu vocabulário tem aproximadamente 600 palavras, passando a usar preposições, plural e sentimentos em frases longas de 6 palavras, tanto no presente, como no passado e futuro. Mantém um diálogo sem dificuldades. É possível entender tudo que a criança fala, apesar de ainda apresentar alguns erros, especialmente gramaticais.
- 4 anos: Inventa histórias com detalhes sem ajuda do adulto, entende regras e jogos simples.
- 5 anos: Fala corretamente frases completas e todos os sons da língua, como um adulto
Os dados descritos acima são uma referência e o desenvolvimento da linguagem pode se apresentar de forma diferente para cada criança. Porém, casos que se diferenciem muito das características e idades apresentadas devem ser avaliados por um fonoaudiólogo.
Fontes: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia / Conselho Federal de Fonoaudiologia
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