Inclusão é sinônimo de amizade. Lutar por um mundo mais inclusivo é desejar uma realidade mais amorosa e sociável, acabando com o preconceito, que ainda é tão presente e semeando a amizade e a coletividade. Uma ação que é fundamental para essa causa é aderindo uma educação mais inclusiva para os pequenos, baseado no amor ao próximo para que as crianças aprendam desde cedo que todas as pessoas merecem ser amadas e respeitadas.
Utilizar filmes é uma ótima maneira de abordar esse tema com as crianças, assim elas podem aprender enquanto se divertem, já que no universo cinematográfico temos uma série de personagens, cada um com sua característica e seu jeitinho de ser. Pensando nisso, preparamos uma lista especial de 3 filmes que tratam sobre inclusão para assistir com os pequenos e transformar essa atividade em momento bem gostoso em família.
- Extraordinário (2017)
Este filme é encantador e muito importante para as crianças. O histórico de Auggie Pullman conta com 27 cirurgias plásticas devido a uma deformidade facial de nascença. Além de ter de lidar com essa característica, ele também deve enfrentar os olhares estranhos na escola e na rua. O que Auggie descobre, assim como outras crianças, é que existe uma força extraordinária dentro de si. - Shrek (2001)
Esse clássico filme sobre inclusão para educação infantil conta a história do Shrek, um ogro que vive em um pântano muito, muito distante, longe da sociedade e da confusão. Mas todo esse sossego está prestes a acabar quando seu pântano é invadido por personagens de contos de fadas. Estes seres, banidos do reino pelo maldoso Lorde Farquaad, vão mudar de vez a vida de Shrek. - Como Treinar o Seu Dragão (2010)
A história gira em torno de Soluço, um garoto de 15 anos que vive em uma aldeia viking, na ilha de Berk. Caçar dragões é uma tradição entre os vikings. O desafio do garoto é fazer com que o pai e a comunidade viking da ilha mudem seu modo de pensar a respeito dos dragões e passem a aceitá-los, já que seu melhor amigo é um deles.
Os pais têm um papel fundamental na construção de um futuro mais respeitoso e próspero para as futuras gerações. É apostando em uma educação mais inclusiva e ensinando as crianças a terem um olhar humanizado e empático que saiba aproveitar o encanto que reside nas diferenças, que podemos aspirar por um mundo mais inclusivo. Então preparem a pipoca e aproveitem muito nossas dicas!